08 novembro 2008

O Charme das Sombras - Tutorial

Olá "minhas" Meninas,

a pedido da minha irmã mais querida e linda, a Monika, e também a pedido da minha amiga virtual Marisa, vou postar aqui o que gosto de usar para fazer SOMBRAS em Layouts no Photoshop.

Se vc está fazendo uma composição com papéis sobrepostos e fotos, lembre-se que TUDO tem sombra. Quanto mais longe do papel-base (o papel de fundo) maior é a sombra e qto mais perto, menor é a sombra. No scrapbooking digital nós gostamos de efeitos mais realísticos e aqui eu mostro como!

Portanto vamos começar com um exercício bem prático:
abrimos um novo documento de 3600x3600 pixels com 300 dpi.

Pra isso precisamos de um KIT. Se vc gosta do meu kit de gatinhos do post anterior, deixe um comentário com o seu email que eu mando o link pra vc!

Passo-a-passo aqui para as sombras:
Quando sobrepomos um papel sobre o outro, ele fica "sem profundidade" se não acrescentarmos sombra como nesse exemplo aqui abaixo:
SEM SOMBRA
Veja a diferença para o papel com uma suve sombra e a configuração de como eu coloquei a sombra. Para achar essa opção vc deve clicar em Estilos de Camada na paleta dos LAYERS. (layers = camadas). É um símbolo de fx.
ADD LAYER STYLE
Aqui está o exemplo do papel com a sombra e a minha configuração!

COM SOMBRA


Para salvar essa sua configuração e usá-la de forma prática e uniforme sempre faça o seguinte:

SALVANDO A STYLE
após configurar a sombra e antes de fechar a janelinha clique em NEW STYLE
e escreva o nome: SOMBRA PAPÉIS. Clique em OK e novamente em OK.

Agora traga para o layout outro papel. Recorte no formato que quiser, livremente. Eu fiz um círculo. Para aplicar a mesma sombra nesse círculo, vamos usar a Style que está salva.
Em Janelas (Window) clique em Styles - para que a paleta style fique aberta. E role a barra de rolagem até o último quadradinho e onde vc pode ler SOMPRA PAPÉIS.
aplicando a STYLE que foi salva
PALETA STYLES
Pronto!

Para outros objetos que estão colocados mais acima eu vou mostrar um truque para realçar o objeto com charme! Pode ser uma flor, um botão ou mesmo, como aqui no meu caso, o gatinho:
WRAPPING THE SHADOW
DEFORMANDO A SOMBRA
Faça conforme acima no gatinho, aplicando a sombra com a style. Depois em cima do fx na paleta dos layers, na camado do gato, vc clica com o BOTÃO DIREITO para aparecer o menu e escola a opção CRIAR LAYER. Veja como:
E agora selecione a camada do gato preto (que é a camada da sombra) e no menu do photoshop, vá em EDIT - TRANSFORM - WRAP

Vão aparecer essas alcinhas como no meu print aqui. Movimente-as pelos cantinhos e/ou linhas pretas, livremente, mas com discretos puxões para deixar sua sombra mais charmosa mas sem exageros:
Lembre-se de projetar sempre a direção da luz mentalmente e direcione a sombra para o lado oposto ao da entrada da luz! Fica super real e dá um toque bem lindo no seu Layout!!

***** Bom Scrap *****

6 comentários:

Marisa Sócio disse...

Que honra ter o meu nome na sua aula!
Amiga tentei fazer, mas não consigo enxergar os valores que vc colocou...
Mas que super aula!
Bjs e mais uma vez obrigada por tudo!

Marisa Sócio disse...

Silk querida
Não consegui apagar o post anterior...
Depois da dica que era só clicar na imagem que abre outra janela, até cego consegue ver, hehehe...
Sorry
Bjs

Fazendo coisinhas disse...

gostei muito dessa dica, estou começando nesse mundo do Scrapbooking e é sempre bom aprender coisas novas...

Lilian Wing disse...

Oi, Silke!
(terceira vez tentando postar, mas dá erro, hunf)
Bom ver novidades por aqui, adoro suas dicas e aprendo muito com elas!
Já tenho o kit dos gatinhos q ganhei no Scrapkut. Adorei e já usei! Vim te agradecer e dizer que vc é assunto aqui no meu blog!
Beijão!

Katia Pelli de Oliveira disse...

Sempre caridosa!!!! Valeu! adorei a dica! Qdo crescer quero ser igual a vc! Obrigada.

booca nervosa disse...

sempre trabalhei com o artesanal e esta sendo um desafio pra mim mas eu vou conseguir obrigada pelas dicas e seus gatinhos são lindos mesmo

Blog Widget by LinkWithin