17 julho 2012

Digital Scrap Designer - ser ou não ser?


Olá leitoras. 

Uma leitora me escreveu e disse que adora fazer artes e gostaria muito ser designer de scrapbook mas está cheia de perguntas de como fazer para se tornar designer em digital scrapbooking profissionalmente.... 

Para começar devo alertar que o mercado está bem concorrido, mas tem lugar pra todas e se vc é original e criativa, vc pode facilmente se destacar. 

Usar material Commercial-Use disponível a venda em muitas lojas de scrap como a Commercial Use ou CU4YOU é sim um recurso muito prático, mas vc tem que saber transformar esses itens de forma personalizada e criativa para que fiquem bem diferentes, senão vc nao vende, uma vez que esses itens aparecem em vários kits e ficam muito banalizados.

Quanto a criar seu site e manter suas próprias vendas acho um exagero, desperdício de tempo, energia e dim-dim, pois dá um trabalhão administrar e tira o foco de criar. Um site de negócio tem que ter muita segurança - controle de hackers etc 
Melhor opção é ter apenas um blog e depois se candidatar a vender em lojas específicas de digital scrapbook (veja a lista com algumas sugestões abaixo). Claro que as mídias sociais como facebook, twitter e printerest tb são importantes.

Para iniciar de forma ideal seria bom vc fazer kits e mais kits para treinar - e oferecer free no seu blog. Criar um blog para usar como vitrine é sim muito importante. Como muito material Commercial-Use(CU) não permite que seje usado para freebie, vc tem que ter o cuidado de ler os TOUS (termos de uso) das designers para verificar se elas permitem o freebie ou não, e como muitos são só em ingles, o que dificulta tb. se vc não souber falar o ingles.

Depois de algum tempo vc fica mais segura de seus produtos e pode se candidatar em lojas virtuais de digital scrapbooking para ser designer e vender seus produtos lá.

Mas o ideal é vc mesma escanear papéis, texturas, tecidos (compre retalhos em lojas de tapecaria) e crie suas próprias texturas. Escanear sempre com 600 dpi para poder depois transformar em 3600 pixels x 3600 pixels por 300 dpi (que é o tamanho padrão para o digital scrapbook).

Procure um mercado ou loja de flores, ou um jardim colorido para fotografar flores lindas e depois extrair no computador usando uma ferramenta de edição de fotos. Assim vc terá o que mais se usa no scrap, os embellishments, como flores naturais, folhagens e texturas.

Portanto, pelo acima exposto, vc vai precisar de uma boa máquina fotográfica, um scanner e de um programa de ediçao tipo PHOTOSHOP.

Se vc deseja investir um pouco em vc mesma, aprenda o Adobe ILLUSTRATOR. Ele vai te ajudar muito a criar seus desenhos, doodles, arte decorativa, tags etc

Totalmente essencial eu também considero um Tablet com caneta de desenho, tipo Wacom Intous4.

Um bom curso é o WOC ou mesmo a IMPACTA aqui em Sao Paulo. Procure saber se tem na sua cidade.

Curso de Photoshop é muito útil tb. Invista nisso que vale a pena e vc terá mais chances de destaque no mercado.

Procure desde o começo a ser original, criativa e não copiar ou apenas juntar material commercial use para fazer kits banais. 
be creative - be original - make unique work

Lembre-se: fazer digital scrapbook design, criar e manter um bom nome e conquistar um lugar em lojas de scrap de ponta para vender seus produtos exige muita dedicação e regularidade. 

Visite algumas dessas lojas para se inspirar
http://scrapbird.com/shop/
http://www.scrappity-doo-dah.com

e aqui mais dois lugares (forums) que vc pode olhar as galerias de produtos para ver o que o pessoal anda criando em kits e produtos comerciais:


Feliz Scrap!

Silke

2 comentários:

Hanne disse...

Olá Silke

Agradeço pelo tempo e atenção e pelas dicas valiosas!!
Um grande abraço,

Hanne

Claudya disse...

Oi Silkie, já te conheço há um tempo e respeito muito seu trabalho em arte digital. Esse post vem de encontro ao que vejo e sinto no mundo do scrapbok digital. Sou designer e vendo há pelo menos 1 ano. O que me assusta é a banalização de items em kits, principalmente para taggers. Eu estou mudando completamente o que uso nos meus kits, pois acho que está tudo muito igual.... bjs

Blog Widget by LinkWithin