11 dezembro 2007

Camera Digital: 2 megapixels ou 7 megapixels?

Eu sempre quis fazer isso, e hoje matei essa minha curiosidade! Com uma máquina digital Casio de minha amiga Marilu eu tirei uma foto com 7 MP e depois, exatamente do mesmo lugar e sem usar zoom, nadinha mesmo, eu tirei a mesma foto com 2 MP!
Veja a diferença:
clique na foto para vê-la maior e com todos os detalhes!

Para o pessoal que vai viajar e me perguntou se deve configurar a máquina digital para usar a resolução máxima ou baixar a resolução para caberem mais fotos, já que "todo mundo" diz que 3 megapixels é bastante e que não precisa de mais....

... eu respondo que eu tb achava isso, mas olha, gente, eu mudei de idéia!! Veja na foto acima quanta riqueza de detalhes vc perde se baixasse a sua resolução!! Portanto meu conselho: use o máximo que sua máquina der!! Compre um cartão maior ou, mesmo durante a sua viagem, passe em lojas de fotografia e descarregue suas fotos em CD (nunca DVD!!).

Boas Festas, Feliz 2008 e Boas Férias!!!

***** Bom Scrap *****

Complementando esse post em 31 de janeiro de 2008:
Respondendo a diversas pessoas que perguntam porque eu escrevi aí acima: gravar as fotos sempre em CD e NUNCA EM DVD!

Primeiro, porque nas lojas de fotografia nem todos os atendentes sabem exatamente como gravar corretamente em DVD. Tem que finalizar e não permitir multisession.

Segundo, porque eu li na web que já aconteceu a muita gente de os dvd's ficarem em branco ao fim de alguns meses. Eu também já fiz um DVD com arquivos importantes que até já tinha usado e de repente agora, um ano depois, ao abrir, ele se mostra vazio... grrrr...

E isso também me aconteceu com um DVD de filme caseiro, de um encontro de família que EU ASSISTI no meu DVD no PC e na TV também, logo nas semanas subseqüentes ao evento, e, agora, depois de um ano e meio, fui tentar reproduzir e ele acusa que está VAZIO!!! ...grrr... E olha, não foi só meu filme em DVD não, diversas pessoas que tinham adquirido o filme, agora estranham que ele está "vazio"

Terceira razão: A tecnologia em DVD está em pleno desenvolvimento e ainda não está bem definida e nem é unificada. Isso significa que, com tantos diversos tipos de gravadores de DVD, podem ocorrer claros conflitos e incompatibilidades.

MEU CONSELHO: não corra riscos, grave em CD, NÃO DVD, ou, se mesmo assim quiser, grave em marcas de DVD de reconhecida qualidade pelo menos duas cópias (de marcas diferentes para prevenir lotes azarados) e guarde em lugares diferentes.

Quem já teve um DVD que já funcionou e depois de meses apagou, deixe aqui também o seu recado, pois gosto de debater esse assunto. Nossas fotos hoje são uma lembrança que só existe no digital, e perder um DVD com fotos, 4,5 giga, ninguém merece...

Silke

10 comentários:

Elaine Bittencourt disse...

Silke, eu acho seus postings sempre muito informativos, thanks!

Uma camera com mais megapixels vai ser melhor pq vai criar uma imagem maior. As vezes as pessoas dizem que nao faz diferenca pq na realidade nunca imprimiram as duas versoes p/ ver a qualidade.
Uma foto tirada com o maximo da resolucao da camera vai criar um arquivo maior (em peso), mas nem sempre usar esse setting eh a melhor escolha, tudo vai depender do que a pessoa quer fazer com a foto. Se a pessoa quiser a melhor qualidade possivel no maior tamanho possivel, entao use o maior megapixel disponivel. Senao, menos megapixels eh o que basta.

Outra coisa eh o zoom. Tem muita confusao com relacao a isso, e essa confusao eh em parte culpa dos proprios fabricantes, que alias contribuem com a confusao propositadamente. O zoom de uma camera eh medido em zoom optical e zoom digital. O zoom optical eh o que lhe dah a melhor qualidade possivel, enquanto que o zoom digital usa "interpolacao" (acho que eh essa a palavra em portugues) p/ fazer a imagem ficar grande. Interpolacao eh a criacao de new pixels. Soh consigo explicar assim: quando vc pega uma imagem em 72ppi e converte ela p/ 300ppi, o programa que vc ta usando vai "interpolar" suficiente pixels p/ 300ppi. O problema eh que os pixels sao criados do nada, ou melhor, de uma matematica que o programa faz tentando adivinhar as cores dos pixels que estao sendo criados. E como nos sabemos, nenhum programa faz isso perfeitamente.
Resumindo: quando for comprar uma camera, preste atencao no optical zoom, quanto maior o nr., melhor vai ser.

Elaine Bittencourt disse...

Silke, voltei! heehehe
eh que agora que vi que tinha como ver suas fotos em tamanho maior. Nao sei se eh soh eu, mas eu acho que a foto menor tem melhor qualidade, nao? Olha soh como ta mais em foco, e me parece que a maior tem "noise". Entao, to aqui pensando, apesar da que tem mais megapixels ser tecnicamente a melhor, temos que levar em consideracao as lentes. Talvez a qualidade das lentes dessa que tem mais megapixels nao seja tao boa quanto a outra.

ps - nao estranhe se eu voltar a responder uma terceira vez. LOL

Anônimo disse...

Silkeee... querida qto tempo que não faço uma visita aqui, afinal estou um pouco afastada dos blogs,mas pretendo voltar a frequentar e ficar informada de tudo.Adorei suas preciosas dicas, bjinhos

Unknown disse...

Silke querida, eu sempre tive dúvidas quanto a essa questão que vc abordou, e como eu pretendo imprimir tudo ( que scrapper não quer imprimir seus trabalhos, hehe ! ) acho o máximo essa dica, minha camera atual é muito fraquinha, mas sem dúvida irei levar em consideração essa questão quando for adquirir uma camera nova !
Silke, também desejo um lindo Natal para vc e sua familia !
Beijos carinhosos !!

Daniela Leme disse...

Porque nunca DVD? eu sempre gravo tudo meu em DVD...

Silke - PapierStudio disse...

Respondendo para a DANI:
eu vi por experiência própria muitos DVDs falharem na tentativa de ler o conteúdo em outros PCs ou mesmo no meu próprio! às vezes ele funciona e lê tudo e de repente, sem explicação ele dá erro e não lê mais nada!!
Para vc obter um melhor resultado do DVD eu recomendo que vc grave "finalizando o disco". Assim ele fica mais compatível na leitura em outros PCs.

Daniela Leme disse...

Obrigada Silke, que susto, meus arquivos sao guardados todos em DVD. Vou fazer algumas copias em cd tb.
Obrigada

Anônimo disse...

Super dica, Silke! Obrigada. Eu sempre tive vontade de fazer esse teste mas não tinha tido ainda oportunidade. Legal!
Um abraço e boas festas!

Anônimo disse...

Silke, querida, vim aqui agradecer seu carinho e dizer que desejo um Natal maravilhoso pra você e sua família, cheio de luz!!! Que no ano de 2008 e em todos os seguintes, a videa de vocês seja repleta de saúde, paz, amor e alegrias!!! Um beijo no seu coração!
Rita Massela
http://www.ritamassela.blogspot.com

Lilian Leal disse...

Silke
Meus votos sinceros de um Feliz Ano Novo, e que você tenha sempre muito sucesso.
Paz, Saúde e Amor pra você e toda sua família
Bjos

Blog Widget by LinkWithin