13 novembro 2007

Criando uma Paleta de Cores Personalizada

Meninas,

eu ando tãããooo aprofundada estudando o Photoshop que até esqueço da vida... hehe!!!

No momento o meu estudo está dedicado às CORES.
E, como estou participando de um desafio de Natal para criarmos uma paleta de cores para a Loreta no DSB, eu resolvi dar umas dicas aqui como eu fiz minha paleta. Claro que a paleta do desafio eu NÃO POSSO mostrar aqui, pois é segredo, mas eu criei uma outra para servir de exemplo.

Para quem está começando e quer criar seus próprios fundos e elementos de scrapbooking digital essa minha dica pode ser de alguma valia!! Então vamos lá:

Paleta de Cores Pessoal
Antes de mais nada, aqui vai o meu conselho maior:
Mantenha os olhos sempre atentos a combinações de cores agradáveis, mas não copie, apenas se inspire e crie sua própria paleta. Respeite os diretos autorais. A natureza oferece as melhores e mais perfeitas combinações de cores! Tire suas próprias fotos!!
E deixe que um site gerador de paletas, selecione as cores para você!


Iniciando com Inspiração

Visite sites com cores vibrantes, interessantes ou mesmo inspire-se em fotos em revistas de decoração (passe essa foto pelo scanner para o PC).

Links para Inspiração:
www.anthropologie.com
www.potterybarnkids.com
www.joybymellim.com
alloverprint.blogspot.com
www.potterybarnkids.com

Captando Cores de uma Foto
Tire uma foto, salve e depois acesse o site que seleciona as cores da foto,

Minha imagem:
Em UPLOAD na IMAGE, vc envia a imagem de seu PC ou então insira a URL de uma imagem na web.

Após o upload aparece uma paleta de 5 cores sugeridas para a sua imagem. E, embaixo da paleta tem uma opção de cores mais brilhantes ou mais foscas.
Clique nela e observe esse revezamento. Repare que cores muito brilhantes são claramente mais “vibrantes” e merecem parcimônia e cuidado para serem aplicadas pois essas vibrações podem irritar o olhar!
Eu optei aqui por uma cor menos brilhante:
E anote num papel o código da(s) cor(es) escolhida(s):
Minha cor escolhida para o nosso exercício é #D197DBBem, agora feche essa janela do navegador e vamos para a próxima etapa para criarmos nossa paleta:

No site Colour Schemes
http://www.limov.com/colour/schemes.lml

Este site vai te apresentar diversos esquemas de cores. Se vc não tem experiência e nem muito conhecimento sobre cores, procure ler e se informar na web para se familiarizar com o assunto mais a fundo ou veja os links abaixo!

E siga os meus passos aqui:

coloquei o código da minha cor no retângulo colorido à direta.Ele agora me oferece vários esquemas de cores a partir dessa cor escolhida.Eu fui escolhendo uma cor das Tabelas de Cores Saturadas, Monocromática, Análogas, Complementares, Triádica, Tetrádica, etc.

Cada pessoa tem o seu jeito próprio de criar a sua paleta. Eu apenas estou sugerindo para quem não sabe por onde começar, a seguir o seguinte esquema:

No seu programa de edição de imagens (Photoshop, PaintShopPro, etc) abra uma página nova com 600 x 600 pixels e 75dpi. Crie 5 quadrados conforme abaixo. Coloque sua cor escolhida no canto superior esquerdo - depois escolhi uma COR ANÁLOGA - e para o amarelo do centro eu usei uma cor da tabela Triádica, mas mudei a saturação, para que ficasse mais "pura", hehe.

O azul foi escolhido também nas Análogas e verde foi obtido a partir de um tom complementar.

Agora, observando os esquemas de cores apresentados no site Colour Shemes, e de acordo com o tema de sua criação (meninos, meninas, romântico, suave, forte, etc.) faça uma composição ao seu gosto, respeitando os fundamentos da cor!!!!
minha paleta ficou assim:
Um site cheio de idéias para paletas está aqui:
www.colourlovers.com

www.limov.com/colour

colormixers.com/mixers/cmr

E mais sobre cores vc pode ler aqui:

Estudo das Cores – por Fê Marini

Cores Primárias, Secundárias e Complementares

Monocromia

***** Bom Scrap *****

bjs

Silke

5 comentários:

Anônimo disse...

Silke, esse foi um dos posts mais esclarecedores que li em muito tempo. Eu tenho uma dificuldade enorme com cores e vc me ajudou demais. Estrelei esse post no Google Reader pra ler mil vezes!

Muito legal vc estudar e conseguir passar pros outros o que vc aprendeu. Geralmente eu corro atrás de aprender as coisas mas não acho o jeito ideal de passar o conhecimento adiante.

Obrigada pela generosidade!

Anônimo disse...

Ai Silke, vc como sempre um anjoooo....ensinando todos.Adoro esse seu jeito, te admiro mto viu!De verdade!!Bjinhos flor

Unknown disse...

Silke, as meninas acima estão super certas, vc tem um jeito todo especial para ensinar que é incrivel !
Adorei o artigo e salvei para estudar com calma e principalmente, visitar os sites indicados, olhei o primeiro dos indicados para inspiração e já tive falta de ar, lindoooooo !
Obrigada por compartilhar conosco seu conhecimento !
Beijos carinhosos !!

Anônimo disse...

Parabéns, adorei suas maravilhosas dicas, valeu em compartilhar,vou pesquisar mais sobre o assunto, que com certeza vc me deu esse empurrãozinho inicial hehe... gde abraço..

Anônimo disse...

Silke,

Não tinha lido ainda esse tutorial... tá muuuuito bom!

Vim ao seu blog querendo aprender mais com vc, que é uma profª e tanto!

Muito obrigada por dividir seus estudos e conhcimentos! Sou sua fã!

Abraços,

Rose

Blog Widget by LinkWithin