27 outubro 2006

Como salvar imagens em JPG para mostrar nas galerias de digital scrapbooking


Ao trabalhar no Photoshop ou no PSP vc está criando um layout em BITMAP (mapa de bits) que geralmente é um arquivo pesado e grande em bytes e que pode ser guardado (salvo) em vários formatos, entre eles o BMP, TIFF, GIF, JPG etc....

Ao escolher o formato JPG para salvar o meu trabalho no PSP (PaintShopPro) eu tenho em opções a possibilidade de definir a qualidade do arquivo JPG, isso é:

sem compressão = melhor qualidade
quanto maior a compressão = menor qualidade

O formato jpg se tornou o padrão de arquivo de imagem mais usado na internet justamente por essa possibilidade de ser bastante compactado (comprimido = compressão), permitindo assim uma rapidez maior de exibições de imagens da web.

Um layout normal tem 3600 x 3600 pixels com 300 dpi. Ele pode ter, por exemplo, 5MB de tamanho. Esse arquivo é muiiito grande! Isso não é bom para a web, e sim é ótimo para IMPRIMIR!


Para preparar um layout para uma galeria,
eu preciso fazer uma cópia dela, deixando o original intacto, e dar um RESIZE na imagem para 500 x 500 pixels com 72dpi, e depois salvo ela como jpg.

Agora seu novo arquivo tem, por exemplo, 500 kb, sem compressão.

Mas para mandar para a web, algumas galerias só aceitam arquivos com no máximo 125 kb. Assim preciso diminuir o peso da imagem em bytes., sem modificar o tamanho dela, que é de 500 x 500 pixels.

Então eu salvo mais uma cópia, aumento a compressão, até chegar no 125 (no PSP tem uma janelinha q abre nas opções e permite vc ver e regular essa intensidade).

***** bom scrap ! *****

2 comentários:

Anônimo disse...

Silke,amei seu novo template, ficou muito lindo !
E o artigo como sempre perfeito !
Vi em uma página de scrap -lá na galeria do DSB - com seu perfil que achei muito legal, nele vc comentava que está estudando o PS, vc já chegou na parte dos Styles ? Posso sugerir um artigo com eles ? Beijão !

Anônimo disse...

Silke, logo que entrei no mundo do scrap ouvi falar mto de ti e fico feliz de tu ter voltado! :-) É de grande ajuda tuas dicas! :-)
Grande beijo,

Blog Widget by LinkWithin