22 setembro 2006

Porque comprimir uma imagem?

Tábata me escreveu um e-mail com as seguintes questões:

T: Eu li lá no seu blog que era para fazer o scrap e salvar uma cópia em jpg...eu fiz isso mesmo, mas surgiu uma dúvida:
Quando for salvar é preciso unir as layers antes (merge all)?? e o valor de compressão não vai a 0, ele muda para 1, é assim mesmo? Para que serve esse passo??

Silke: A CÓPIA em JPG vai sim planificar as camadas (merge all layers) e assim ela fica como uma imagem única. Sem layers. A Compressão para zero ou 1 é uma forma de comprimir minimamente sua imagem e garantir a melhor qualidade na hora de levar para a loja de fotografia.
imagem comprimida - valor: 70 (à direita)

Uma imagem comprimida, fica menor no seu peso em bytes (tamanho do arquivo), mas fica também mais borrada emais sujinha a cada aumento da compressão.

Isso é necessário para publicar sua imagem num site da web, por exemplo, em um desafio, onde vc tem q usar uma taxa de compressão em torno de10 a 20 para deixar sua imagem com um tamanho do arquivo permitido pelo site.

T.: E mais uma coisinha: qual a diferença entre fazer o scrap em 200dpi ou 300dpi?

Silke:
Na essência, um scrap de 200 dpi tem - teoricamente - uma qualidade menor que o de 300dpi. Mas essa diferença é imperceptível a nossos olhos!

Mas, para a digestão de informações do computador, essa diferença é MUITO GRANDE: Por exemplo, se vc desenhar 200 pontinhos para representar uma imagem num quadrado (pense num mosaico) ou se vc usar 300 pontinhos para compor essa mesma imagem nesse mesmo quadrado, isso vai resultar que a de 300 pontin
hos vai ter muito mais nitidez!! Mas, por outro lado, trabalhar com 200 pontinhos já é trabalhoso, não é? Para o PC é também, e, com 300 pontos então, é muiiiiito mais, e as máquinas (os PCs) ficam lentíssimas por causa desse trabalhão todo....

Na foto abaixo um exemplo propositalmente exagerado de uma imagem com muitos pixels (mais nítida) e uma outra com muito menos (à direita):

Teste: Se vc não sabe se seu PC é bom p esse tranco, tente fazer um scrap com diversos layers e um kit de 3600 x 3600 pixels. Se o seu computador travar, ou vc ficar cheia de tanto tomar cafèzinho e esperar, então já sabe: mude para 200 dpi. OK?


8 comentários:

Anônimo disse...

Oi Silke,
Obrigada por responder minhas questões!!
É, cansei de "tomar cafezinho" para esperar meu micro e estou fazendo em 200dpi!
beijos

Elaine Bittencourt disse...

Oi Silke! :)
Como tenho seu blog no meu blogarithm, sou avisada sempre de updates. Parabens por sempre ajudar quem precisa, e pelas dicas otimas que vc coloca aqui.

Bianca de Teive disse...

Oi,querida!! Então quer dizer que essas valiosas dicas tb servem para a manipulação da imagem nos tops dos blogs...Mas então, me explica agora como faço para tirar aquele "serrilhado" que fica ao redor de qualquer imagem que muitas vezes preciso inclinar para compor melhor meu scrap...será que deu pra entender?
Bjussss e muito obrigada!

Unknown disse...

Oi Silke !
Ótima explicação sobre compressão de imagens !
Beijos !

Simonne disse...

qVá em meu blog que tem uma surpresa para você!
acabou de ser etiquetada
smacks
Si

Unknown disse...

Oi Silke !
Obrigada pelos comentários carinhosos no meu bloguinho !
Dá uma passadinha por lá que está rolando uma brincadeira entre amigas e te coloquei na jogada, hehe !
Bjs !

Tania Matias disse...

Vc acaba de ser oficialmente etiquetada! Passa no meu blog para maiores detalhes!!! Bjks!

Simonne disse...

vim aqui agradecer por ter aceito meu convite, estou toda toda..obrigadaaaaaaaa
beijos
Si

Blog Widget by LinkWithin